Como falei aqui ontem, renovei meus documentos pessoais, e claro, novas fotos foram inseridas nos documentos. Fotos atuais. Percebi que em mais de 10 anos de documentos como eu havia mudado. Olhar cansado, pele envelhecida com as marcas do tempo. Envelhecer é para todos, dizem. E é uma verdade que não há como refutar. Todos nós envelheceremos em algum momento, não importa se recorreremos a procedimentos estéticos para atrasar o processo, que é mais do que natural. Não há como fugir das rugas para sempre.
Participo de um grupo com o tema envelhecimento com saúde e estilo, e uma pessoa postou algo assim: "Envelhecer é uma dádiva. Muitos não chegam na velhice, partindo muito cedo". Ela contou que a sua irmã faleceu aos 32 anos, enquanto ela passou dos 50 agora. Achei isso muito interessante e comecei a pensar nas pessoas que eu conheci e conviveram comigo, que partiram cedo. Até mesmo uma pessoa que eu não conheci, mas que estudava na mesma escola da minha filha, que partiu aos 9 anos (aquela menina que foi atropelada por uma van escolar ao ser deixada em casa. A motorista ficou no celular e não viu a pobre garota atrás da van. Deu ré e aconteceu a tragédia. O irmão da menina, que estudava e usava o mesmo transporte, viu tudo).
O que quero dizer, é que devo agradecer por estar onde estou, viva, podendo envelhecer e ver minha filha crescer. E claro que envelhecer assusta. A gente não quer ver o rosto cheio de rugas, o corpo enfraquecendo, as doenças geriátricas chegando e tomando conta. Tudo o que desejo é envelhecer com saúde e vontade de viver.
Agora, o que eu vejo de gente usando e abusando de photoshop para disfarçar a realidade, chega a ser patético. Uma vez e outra usar um filtro para brincar com as fotos eu acho legal, mas mudar tudo, radicalmente, a ponto de se transformar numa outra pessoa? Gente, tudo tem um limite do bom senso, até mesmo para fotografia.
Vi a foto de uma pessoa, e ela usou e abusou da ferramenta, e pensei: Será que ela não percebe que as pessoas que a conhece sabem que não é ela de verdade? Não sente vergonha disso? Ou sente vergonha apenas do espelho? Sinistro, né? Tomara que alguém abra o olho dela e ela se conscientize do que está fazendo, pois pode indicar sinais sérios de algum problema mental (e emocional).
Ah, sim, cada um faz o que quer, e nada é da minha conta. Claro, isso é verdade, mas quando vejo algo assim eu sinto pena da pessoa. Sei que alertá-la não vai fazer diferença, porque ela já decidiu que isso é certo, para ela. E eu pergunto: e quando ela se der conta? Como se sentirá? E quando perceber o que as pessoas que a conhecem pensam e falam dela? Não é se importar com o que os olhos pensam, e sim com a mensagem que ela tenta passar com isso. O seu "eu" imaginário. Isso pode ser um distúrbio sério, em que a pessoa se desconecta da realidade, fingindo e vivendo algo que não existe, assumindo personalidades diferentes, para fugir de algo, até de si mesma. Por isso é tão preocupante a quantidade de pessoas que aderem para essa tecnologia, que muitas vezes alimenta mais distúrbios mentais, levando novos pacientes aos consultórios psiquiátricos.
Refletindo sobre isso, pensei na minha foto do meu novo documento, e confesso que não fiquei satisfeita, claro. O que devo fazer? Mudar a minha realidade, mas não com photoshop. Com uma alimentação saudável e balanceada, exercícios físicos e me cuidar melhor. Não sou do tipo vaidosa. Até tentei ser, gostar de maquiagem e tudo, mas não rolou. Minha filha vive dizendo para passar pelo menos um batom, mas eu realmente não ligo para maquiagem. No entanto, com a foto de ontem, admito que queria ter passado um batom, mesmo que clarinho, rs.
Vou continuar como estou, natural, livre e sem ligar para padrões de beleza. Tudo o que quero é ser mais saudável e envelhecer bem, com saúde e disposição!
É isso, até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário